Telemóvel associado ao Cartão de Cidadão? Saiba como

Uma das novidades anunciadas pelo governo português, no ano passado, foi a associação do telemóvel ao Cartão de Cidadão. Na prática, o cidadão passa a ter a possibilidade de se autenticar nos mais diversos serviços do Estado, usando para isso o seu telemóvel (deixando assim de ter várias passwords para o fazer).

Para tal é necessário que tenha uma chave Chave Móvel Digital. Saiba como a pedir.

O que é a Chave Móvel Digital?

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.

Onde pedir a chave móvel?

Além do cartão de cidadão, o utilizador pode ainda solicitar a sua chave móvel digital que permite a associação de um número de telemóvel e/ou e-mail ao número de identificação civil (NIC), para um cidadão português, e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.

O pedido da Chave Móvel Digital pode ser realizado por cidadãos de idade igual ou superior a 16 anos, que não se encontrem interditos ou inabilitados, online ou presencialmente:

  • Online para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação;

Faça o seu pedido aqui.

  • Presencialmente para cidadãos portugueses com cartão de identificação e cidadãos estrangeiros com passaporte, residentes em Portugal, num balcão de atendimento dos:
    • Espaços Cidadão;
    • Espaços Empresa.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *