Estágios profissionais: Governo reserva 120 milhões de euros para apoiar estágios em 2019

Primeiro período de candidaturas abre nos primeiros dias de Março e estende-se até Julho. No final do ano abre novo período de candidaturas. Resposta do IEFP promete ser mais rápida e bolsas para mestrados e doutoramentos vão aumentar.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem 120 milhões de euros para apoiar estágios profissionais de jovens e desempregados de longa duração em 2019, um montante 4,5% inferior à dotação do ano passado mas que poderá ser reforçado. O primeiro período de candidaturas do ano abre no início de Março e estende-se até Julho. Entre Setembro e Dezembro haverá uma nova fase de candidaturas.

Estes concursos já vão incorporar as alterações à portaria que regulamenta os estágios e que serão publicadas ainda esta semana em Diário da República. Há várias mudanças a ter em conta: períodos de candidatura mais extensos, respostas mais rápidas, bolsas mais altas para quem tem mestrado ou doutoramento e o alargamento da medida a ex-militares.

Os períodos para as empresas se candidatarem ao programa serão mais longos (o primeiro dura cinco meses e o segundo quatro meses, em vez dos dois meses dos concursos anteriores) e a análise dos processos será mais rápida. Em vez de a resposta chegar 30 dias depois de o período de candidaturas fechar, a garantia é que o IEFP vai analisar os processos à medida que entrem e, no prazo máximo de 30 dias as empresas saberão se os seus estágios são ou não aprovados.

Prevê-se também um reforço das bolsas para os estagiários com qualificações mais elevadas. No caso dos jovens com mestrado, a bolsa sobe de 740,8 euros para 762,6 euros; quem tem doutoramento passa a receber 806,2 euros (em vez de 762,6 euros). O valor das restantes bolsas mantém-se entre os 566,5 e os 719 euros, consoante o nível de qualificação.

O IEFP suporta 65% (ou mais, em casos específicos) da bolsa e a entidade empregadora cobre a parte restante dos custos, incluindo subsídio de refeição e seguro de acidentes de trabalho.

Elaboramos a sua candidatura.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *