Foram anunciadas novas medida de modernização administrativa que visam tornar mais simples a vida dos cidadãos. Uma delas é a emissão de faturas com código QR. Saiba o que vai mudar em breve.
O Governo anunciou recentemente um novo pacote de medidas do Simplex +, um programa estratégico de modernização administrativa transversal a todos os serviços do Estado que pretende, entre outras coisas, facilitar a vida aos cidadãos. Desse pacote constam medidas que prometem agradar a quem está cansado de indicar o NIF e de ter a carteira cheia de faturas.
Primeira novidade. As faturas vão incluir um QR Code. Trata-se de um código bidimensional que pode ser digitalizado pela maioria dos telemóveis com câmara e que vai permitir ao contribuinte comunicar faturas sem número de contribuinte. Na prática, isto significa que vai deixar de ser ‘obrigado’ a dar o número de contribuinte no momento em que faz a compra, mesmo que pretenda comunicar os dados às Finanças, para garantir os respetivos benefícios fiscais.
A impressão do código na fatura vai permitir aos consumidores comunicarem os elementos do documento posteriormente ao e-fatura. Por um lado, o processo de aquisição ficará mais simples. E por outro, as compras tornar-se-ão mais rápidas e transparentes, em todos os sentidos.
Um dos objetivos desta medida passa pelo combate à fraude fiscal, fazendo com que os comerciantes fiquem com menos margem para eliminar os registos de vendas.
Mas esta novidade não chegou sozinha. Outra medida prevista é a dispensa de impressão de faturas em papel, que deverá ser implementada apenas no segundo trimestre de 2019. Ainda não foram revelados detalhes sobre a utilização de faturas electrónicas, mas espera-se que a medida possa vir a permitir poupar em papel e outros consumíveis. O direito à dedução por parte do contribuinte está garantido, já que a fatura ficará guardada através do seu telemóvel. A diferença é que, em vez de conter o NIF será identificada pelo código QR.