Manual de Identidade Visual e a sua importância

Qual a importância do Manual de Identidade Visual?

  • Construir a reputação da empresa/cliente, agregando valor aos seus produtos ou serviços;
  • Facilitar o reconhecimento pelo público e gerar identificação com a marca;
  • Optimizar as comunicações da empresa para garantir melhores resultados;
  • Permitir o bom uso da marca em todas as peças.

O Manual de Identidade Visual deve exprimir a personalidade da marca. Para a sua construção, é importante que tenha os principais itens:

  • Introdução e contexto: falar da empresa, quem é seu público-alvo, qual o diferencial e o posicionamento no mercado;
  • Logótipo: peça chave do seu manual. Justifique a escolha de todos os elementos da logo: cores, formas e símbolos. Indique a distância mínima entre outros elementos e o logotipo, determinando também o tamanho mínimo e o máximo em que ele pode ser impresso. Por fim, informe os tipos de fundo que podem ser

Ter uma Identidade Visual com um bom logótipo e saber aplicá-la, vai ajudar a sua marca a atingir seu público-alvo com facilidade e eficiência, e ainda reforçar a visibilidade desta marca.

  • Paleta de cores: para indicar as cores principais e institucionais da empresa e justificar a escolha delas. É recomendável acrescentar paletas secundárias também, para ajudar a compor a identidade visual, lembrando de indicar o Pantone, o CMYK e o RGB de todas elas;
  • Tipografia: tipos de letras que devem ser utilizadas. Algumas empresas criam a sua tipografia própria, mas você pode utilizar alguma já existente. Escolha a tipografia principal e mais duas ou três secundárias para textos e suas variações.
  • Limitações e Proibições: dimensões mínimas e máximas de reprodução da marca e a forma como ela não deve ser utilizada.
  • Aplicações: tem o objetivo de orientar como utilizar a marca na hora de produzir materiais impressos como cartões de visita, envelopes, folha timbrada, fachadas, adesivação de frotas, uniformes entre tantos.

É reconhecida a importância do manual de identidade da marca. A Visar pode ajudar na construção do Manual de Identidade Visual da sua marca.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscrição





Ao usar este formulário concorda com a nossaPolítica de privacidade.